5 Perguntas respondidas sobre canto para iniciantes
É bem comum que iniciantes no mundo da música tenham perguntas sobre como aprender um instrumento ou como exercitar a voz. Nesse artigo, iremos responder algumas perguntas básicas para que você consiga evoluir da melhor maneira.
1) Devo começar fazendo aula particular ou posso começar sozinho?
Aulas particulares são boas para sinalizar defeitos rapidamente. A vantagem de ter um professor sempre do seu lado é que ele irá corrigir seus erros e apontar os problemas enquanto vê você cantando. Mas o ponto negativo é que costuma ser muito caro, sem falar que, em geral, os professores passam muitas aulas apenas fazendo os mesmos exercícios enquanto você gasta seu dinheiro com eles. Atualmente, alguns recursos podem servir como solução para quem não tem condições de ter um professor toda a semana, como utilizar um aplicativo para verificar a afinação da voz, por exemplo.
2) Devo aquecer antes de cantar?
Sim. O aquecimento vocal é muito importante para começar a cantar, pois impede que você prejudique as cordas vocais desnecessariamente.
3) Posso aprender a cantar pela internet?
Pode, mas é preciso estar atento à origem das informações, para garantir que a fonte é confiável. O site Descomplicando a Música fez um artigo bem completo ensinando 11 passos de como cantar. Você vai aprender desde o conceito de vocalizes, dinâmica, postura, até os erros mais comuns. Recomendamos que comece por ali.
4) Preciso ter talento para virar um cantor?
Talento é importante, mas não é fundamental. Como tudo na vida, o canto também pode ser aprimorado e exercitado. Mas se o seu objetivo é viver da música, no ramo do canto é importante que seu timbre – pelo menos – seja bonito/agradável de se ouvir. Nesse caso, essa característica acaba sendo algo de nascença mesmo, você não será capaz de mudar seu timbre com exercícios, o que conseguirá fazer é apenas desenvolver técnicas de canto, melhorar a afinação, etc.
5) Cantar em coral ajuda?
Corais são uma ótima forma de praticar a voz junto com outras pessoas. Outra vantagem é que você acaba pegando uma rotina de estudos e exercícios junto com o coral, e também aprende a fazer apresentações. A única desvantagem é que você não terá atenção exclusiva, mas um coral não deixa de ser uma aula, como se fosse uma turma de alunos.
Esperamos que vocês tenham gostado das dicas, até o próximo post!